domingo, 26 de abril de 2009

Internet

Quando eu resolvi finalmente escrever um blog, foi após alguns dias sem conexão a internet.

Eu mesmo habilitei a conexão, tudo voltou ao normal depois de dias com problemas.
Então me senti seguro de publicar meu primeiro post. Triste ilusão. Terminei de escrever o post alguns minutos depois de ter começado e quando cliquei em "PUBLICAR POSTAGEM"...


O INTERNET EXPLORER NÃO PODE EXIBIR A PÁGINA DA WEB - WINDOWS INTERNET EXPLORER.


Ódio!
Já fazem uns dois anos venho tendo problemas sistemáticos de conexão. É um verdadeiro inferno!
Tenho bons computadores, bons laptop's e modems recomendados pelo fornecedor da conexão; (no meu caso a OI/Telemar), mas tudo dá errado, ou melhor só uma coisa dá errado: Vivo perdendo a conexão.
Comecei a escrever esta postagem logo após o café-da-manhã; já almocei, já lanchei e está quase na hora do jantar e ainda não terminei devido a problemas de conexão.
Dá última vez levei um mês para resolver o problema.
Tudo começa assim:
Você está conectado e repentinamente não está mais.
A página que você tenta acessar não é exibida.
Se o ícone de conexão localizado no canto inferior direito (um monitorzinho que as vezes está iluminado outras vezes não) está ativo ou seja não está marcado com um "X" você clica em "ATUALIZAR", em geral não acontece absolutamente nada, mas resoluto, você ainda tenta mais uma ou duas vezes.
Depois você clica naquele hiperlink da página em branco onde está escrito: "DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE CONEXÃO". A primeira coisa que aparece é uma infeliz tela de boas vindas: "BEM-VINDO AO DIAGNÓSTICO DE REDE PARA O WINDOWS XP". Droga! Eu quero o diagnóstico e não uma maldita tela educada. Ainda tem umas bobagens escritas tipo: Esta ferramenta ajuda a identificar e corrigir problemas de conexão... Pelo amor de Deus é claro que ele faz isto! Ou melhor deveria fazer pois na realidade, quando você clica em avançar nesta tela, a primeira coisa que ele faz é exatamente o que você já fez: Tenta atualizar a página!

Depois de perder um tempo danado ele informa ao pobre usuário que está verificando a conectividade; enorme eloquência para nenhuma ação, pois que ele não estava verificando coisa alguma ele estava com aquela bolinha verde-água-sanitária indo de um lado a outro da tela e depois ele me pergunta: A sua conexão é com fio ou sem fio? Tenha Paciência!! E, absurdo dos absurdos ele ainda tem o desplante de escrever na mesma tela: Se você não sabe o que é isso clique em: "Com Fio". Brincadeira!!! Ainda por cima me chama de idiota!!!!

Eu uso uma pequena rede sem fios na minha casa, portanto eu clico em "Sem Fio".

Bolinha pra lá bolinha pra cá.

Entra então uma tela dizendo: "Contate o gerente de sua rede para resolver o problema"

Pelo amor da mãe do guarda!!!!!

Isso quando ele não manda consultar o fabricante do computador para obter mais informações sobre redes sem fio ou outra estupidez qualquer.

Bom, você ainda pode clicar com o botão "DIREITO" do mouse no maldito íconezinho de conexão localizado no canto inferior direito e clicar em "reparar".

Aparece uma telinha menor dizendo que o XP está desconectando seu rádio, depois diz que está conectando outra vez, em seguida fala que está renovando seu IP, bla´blá blá.

Me sinto com cara de escocês que perdeu a saia.

Clico em atualizar. Só atualiza minha convicção que estão me fazendo de trouxa.

Desisto de tentar algo aqui no laptop e vou ao segundo andar da casa e ver o que se passa no servidor da rede.

Vejo que a conexão chamada de "local" está ativa mas a conexão com a internet não está... Você entendeu? Eu não.

Bom, clico no programa de diagnóstico do Velox (a infernal DSL da OI/Telemar) o tal de Velox Checkup.

Ele só falta dizer: Xiiiii! Tá tudo errado. Como policial que começa a entabular uma negociação corrupta no trânsito ao olhar sua carteira de motorista e sua habilitação.

Dentre algumas coisas ele me diz que deve haver problemas com os cabos, pede para verificar se estão conectados nos lugares certos; é tudo enrolação pois afinal as minhas netas não estão em casa para arrancar os cabos e pularem corda com eles.

Leio: Clique em ajuda para mais informações; a ajuda fica em um site na internet, como eu não estou conectado não tenho internet e não tenho ajuda. Santa Ignorância Batman!!!!!

Vejo o gramado do meu jardim pela janela e inexplicalvelmente sinto fome.

Vontade de pastar.

Resisto e sigo em frente.

Ligo para Telemar e eles me fazem um verdadeiro quiz de perguntas absurdas como: Qual é o número do seu CPF, como se ele fosse me vender algo a crédito, qual a data do meu nascimento etc... Ao final um um homem do suporte com uma voz insuportável e uma mania de usar gerundio em tudo... Estaremos emcaminhando sua solicitação ao setor reponsável. E outro insuportável atende depois de me mandar fazer dezenas de cliques com o mouse ele chega a conclusão que o problema é no roteador Wireless e pede que eu o reinstale. Pergunto como fazer isso e ele me conta que não pode me ajudar pois ele é do suporte da OI/Telemar e não da Liksys que é o fabricante do Router.

Insiro o CD de Instalação do Router Linksys o programa é alemão e tem uma tradução pra português de Portugal, após descobrir que ecrã em portugal é tela e eles chamam mouse de rato mesmo consigo terminar a reinstalação.

Tenho internet no servidor de rede.

Desço as escadas e tento me conectar á pagina onde começou o problema. Qual era a página mesmo? Já nem me lembro o que eu estava tentando fazer no computador quando tudo começou. Nada. Tento outra página e... Nada, nem um mízero bitizinho ou um byte amigo para me consolar.

Descubro que não basta reinstalar o Router Lynksys, você tem que configurar em um site da web. Digito um número de IP, algo como http://195.168.3.2/. O navegador pede uma senha que é óbvio eu não sei. Leio o manual que acompanha o produto para descobrir que a senha é "admin" uma corruptela da palavra administrador. e que o local de loguin deve ser deixado em branco. Eu tomo um Lexotan.

Já não aguento mais, respiro com dificuldade, meu olho esquerdo treme involuntáriamente.

Sinto vontade de ir ao banheiro mas como sinto que estou quase conseguindo a conexão me contorço na cadeira para terminar a tarefa.

Entro na página de configuração, a tradução para o português de Portugal é péssima mesmo para um Eça de Queiroz compreender. Entro em um site de ajuda e recebo dicas valiosas. Finalmente consegui!

Não fui derrotado.

Escrevi o post e publiquei.

Depois faltou energia elétrica por 18 horas. Desconfigurou tudo.

Um Abraço, até a próxima.

Um comentário:

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.