sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Asilo na Embaixada. Asilo?

Eu já soube de muitos refugiados em embaixadas e consulados pelo mundo. Sempre são pessoas perseguidas dentro de um pais e pede asilo em uma embaixada estrangeira com a intenção de obter salvo-conduto para sair do seu próprio país onde é perseguido.
Mas com o Brasil tem que ser diferente: O Brasil foi o primeiro caso em que alguém pede asilo para entrar e ficar em seu país!
É tudo ao contrário!
Você já ouviu alguma vez a expressão: República de Bananas?
Esta expressão surgiu em Honduras pois que lá havia uma Companhia Norte Americana que plantava, beneficiava e exportava bananas para todo o lado.
Esta empresa era tão rica e influente em Honduras que mandava e desmandava no governo, derrubava presidentes, estendiam o mandato dos presidentes que eles queriam etc...
Quando finalmente Honduras entrou em uma fase mais democrática, foi feita uma nova constituição, nela existe uma cláusula pétrea (cláusula que não pode ser revogada, emendada ou modificada); esta cláusula diz que não haverá em hipótese alguma, a opção de reeleição do presidente de república. Não é permitido consulta ao judiciário a respeito, não é permitido consulta popular (plebiscito). Trocando em miúdos: Acabou seu mandato? Vai para casa.
O que o tal de Manuel Zelaya fez foi exatamente isso, tentou mudar as coisas para concorrer a um segundo mandato. Não pode! Avisou a oposição. Nem pensar! avisou o judiciário de Honduras. E boa parte da população (não os seus partidários, é claro) não queriam nem saber de reeleição.
Ele foi preso por militares obedecendo ordens de políticos e membros do judiciário.
Ele deveria ser conduzido a uma prisão e posteriormente julgado por traição ou coisa que o valha.
Aí é que está o problema os militares colocaram o Manuel do Chapéu em um voo para a Costa Rica. Lá ele passou a vítima. Nada mais natural; ele foi eleito legitima e democraticamente e foi retirado do poder. Nada disso teria acontecido se ele fosse para a cadeia como está na lei Hondurenha.
Ele ligou para o presidente Chaves da Venezuela (o Chapolin Colorado), que por sua vez ligou para o Presidente Lula e ambos conduziram o Manuel Zelaya até a embaixada brasileira (que estava sem embaixador no momento) tocaram a campainha e foram entrando.
E agora?
Só aguardando mesmo.
Não percam os próximos episódios da série: Sempre fomos uma República de Bananas, com Chapolin Colorado, Manuel do Chapéu e Lula Lelé.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.