sábado, 27 de fevereiro de 2010

O que é uma República? (de estudantes)


Olá pessoal!

Este é o tipo de coisa que eu arrogantemente pensava que todo mundo sabia, mas depois de uma situação fiquei sabendo que poucas pessoas se dão conta.

Tudo aconteceu um pouco antes do Carnaval, quando foi proibido o aluguel das Repúblicas Universitárias (principalmente nas Cidades Históricas de Minas Gerais) para turistas que queriam uma hospedagem mais barata durante o Carnaval.

E uma pessoa comentou: Que bobeira! Por que o governo proibiu isso?

E eu respondi: Porque não pertence aos estudantes, pertence a República!

Por que se chamam Repúblicas?

Porque antes de ser proclamada a República os estudantes universitários tinham que arcar com as suas despesas de hospedagem durante todo o seu curso universitário. Sendo assim mesmo que um jovem pudesse pagar os custos de um curso superior, ainda teria que pagar os custos de moradia durante todo o tempo de curso.

Em geral os universitários eram mantidos pelos pais, que alugavam um lugar para os filhos morarem nas cidades onde as universidades se situavam ou pediam para que algum parente os hospedassem.

A criação das Repúblicas Universitárias foi uma resposta do novo regime republicano a antiga aristocracia; agora o governo que é do povo é quem sustenta a moradia dos estudantes; você não precisa ser o filho de um aristocrata para poder fazer a sua universidade em uma cidade distante.

Desta forma aqueles sobrados onde os estudantes ficam lá em Ouro Preto por exemplo enquanto fazem sua faculdade, não pertencem a eles, pertencem a todo o povo brasileiro e portanto eles não podem alugar a turistas durante o Carnaval para ganhar uns trocados.

Um abraço!

Jorge Costa


2 comentários:

  1. Oi, Jorge,
    Muito obrigada pelo comentário lá no meu blog (www.meuprojetinhodevida.blogspot.com).
    Peço mil desculpas pela minha ignorância. Nunca soube que o termo usado pejorativamente no meu post também significava o nome de um povo de uma região.
    De forma alguma quis ser ofensiva a qualquer outra pessoa que não fosse aquela babá tonta.
    Um forte abraço,
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberta,
    De forma alguma deve me pedir desculpas. (talvez ao povo de Santarém..rs)
    É um equívoco muito comum.
    Na verdade os índios que outrora eram chamados de Mocorongos foram extintos na invasão européia na região; quem acabou herdando este gentílico foram os Índios Tapajós e por proximidade os nascidos na Cidade de Santarém.
    O gentílico oficial de quem nasce em Santarém é santarense, mas eles aceitam bem serem chamados de Mocorongos e com certo orgulho.(o que ao meu ver é admirável)O povo Mocorongo é muito gentil, humilde e são muito humanos.
    Um abraço!
    www.bairrodocatete.com.br

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.