segunda-feira, 1 de março de 2010

Quanto custa uma Site, uma Página, um Post? Quanto Custa o Plágio?

(*É importante ler o último parágrafo para entender este post)
Este post é para denunciar o plágio do meu trabalho na Internet.
Quanto custa para ter um site na Internet?
Quanto custa para escrever uma página?
Quanto custa um post em um blog?
Claro, existe um custo monetário, você tem que pagar um host para o seu site, e a menos que você escreva o seu site do trabalho, você tem de ter Internet em casa; seja discada ou banda larga, você terá que pagar.
Mas não é exatamente isso que eu queria discutir, eu queria escrever sobre o custo que ninguém vê.
Por exemplo, se você tem um site da sua papelaria, você além dos custos já citados acima, você terá que pagar para alguém fazer este site para você; eu sei o que você está pensando; a menos que o próprio dono da papelaria saiba fazer o próprio site da sua loja; mas se ele está fazendo sites (ou atualizando) ele não está vendendo lápis, borracha e outras coisas que se vendem em papelarias.
Além disso se você é dono de uma papelaria (ou qualquer tipo de outra atividade, você lutou pra caramba para chegar lá e isso tem que ser levado em consideração na hora de avaliar o custo de um site.
Quanto custa uma página do seu site?
Voltando ao exemplo da papelaria, se uma página é para fazer divulgação da sua linha de lápis, é porque você tem lápis para vender e quanto custou para ter na sua papelaria montes de lápis para vender? Isto tem que ser levado em conta quando se calcular o custo de uma página.
Quanto custa um post em um blog?
Bom aí é que começa a ficar interessante essa história...
Você escreveu um post sobre o documentário do homem javali no Discovery Channel, não interessa a opinião em si, mas o que interessa é que para assistir o canal Discovery, você deve ter uma TV por assinatura e isso tem um custo (a menos que você peça a vizinha para assistir na casa dela).
Você perde tempo assistindo o programa (e tempo é dinheiro) você deve escrever algo de interesse para os internautas do contrário ninguém vai querer ler o seu post, e para escrever bem, você ficou anos na escola e isso não foi barato, mesmo que seja uma escola pública, você gastou muito para se formar, sua mãe gastou dinheiro de material escolar..etc...
Além disso, não basta você saber ler e escrever, você tem que ter criatividade e isso não tem preço, tem que ter intelgência e isso não tem preço ou é caro pra caramba.
No meu caso eu sei o quanto me custa; eu sei quanto me custa um site, uma página e estou aprendendo o quanto me custa um post aqui no Blogspot (Blogger).
Quem me conhece melhor sabe que eu sou o autor do Site do Bairro do Catete a mais de 10 anos; só de hospedagem no Hostnet ele já tem 7 anos. (antes ele passou pela extinta Vila Bol e depois pelo HPG ainda estando lá só que em uma versão desatualizada).
No início a hospedagem paga era cara pra caramba, agora é uma merreca de R$ 22,00.
Mas como eu comentei não é disso que eu estou falando e sim o custo que ninguém vê.
No caso do Site do Bairro do Catete ele é fruto de um livrinho que eu escrevi chamado Pequena História do Catete; como esse livrinho foi editado com recursos próprios foram feitos poucos exemplares e foram quase todos vendidos na "noite de autógrafos"; logo depois os amigos do bairro me cobraram de o por que eu não publicar na Internet já que eu conhecia o assunto?!
Bom, de fato eu sou da época do byte-lascado (dos primórdios da atualmente chamada informática) então era quase obrigatório publicar na net. Assim foi feito, mal na época, mas fiz, depois houveram reclamações de que estava muito pobre e melhorei; fui melhorando, fui acrescentando imagens, vídeos, novas colunas, biografias de personagens relacionadas direta ou indiretamente ao bairro etc... Assim foram caminhando as coisas até hoje mais de 10 anos após a publicação do meu livrinho.
Quanto custa tudo isso?
Quando eu comecei a escrever as primeiras biografias, eu me lembro muito bem da minha insegurança por não ser um historiador formado em uma faculdade, o medo que eu sentia em cometer erros...
Me lembro quando escrevi a biografia de Carlota Joaquina onde me aventurei a escrever meus primeiros diálogos e morri de medo de uma possível desaprovação do público.
Me lembro que quando escrevi a biografia do Barão de Nova Friburgo, eu não podia me ausentar de casa para fazer pesquisas por muito tempo pois minha avó estava a morte e eu não confiava na doméstica que trabalhava para mim para dar os remédios na hora certa.
Lembro do quanto me custou as 93 Certidões de Ônus Reais para obter dados de cada imóvel que eu cito no site.
É, tudo teve um custo.
Mas, logo depois vieram as recompensas, acessos muitos acessos, afinal a Internet tinha menos de 10 anos, não existia o Google, o Yahoo era super novidade, não existia a bendita/maldita Wikipédia. Enfim em 2003 o site contou com mais de um milhão de acessos no ano!
Depois foi caindo, caindo e no ano passado (2009) 120.000 acessos no ano.
Existem muitos motivos para uma queda dessas proporções; mas uma é uma desgraça: O plágio!
Meu trabalho foi plagiado desde o primeiro ano (aproximadamente em 1998); no início eu caí na esparrela de acreditar nos folclores populares tipo: Se te copiam é porque seu trabalho tem valor, é por que é bom etc..
Depois houve um caso de um grande jornal de São Paulo que copiou quase uma página inteira sobre o Bairro do Catete. Foi a primeira vez que eu me manifestei; como a matéria era assinada, eu enviei um e-mail para a jornalista reclamando (ela copiou até os meus erros de português e de digitação) e ela através de e-mail, (não se retratou no jornal) me pediu desculpas disse que era nova no jornal e perguntou se eu ia denunciar o ocorrido blá...blá... blá. Resolvi esquecer o assunto.
Sempre copiaram meu trabalho.
Mas hoje eu resolvi tentar (eu disse tentar) dar um basta nessa situação.
A biografia do Barão de Nova Friburgo foi copiada na íntegra em um blog chamado NOVA FRIBURGO; (o link não o levará mais a página, pois foi retirada do ar pelo google [blogspot] após minha denúncia; leia esclarecimentos ao final deste post) os link´s estão incorporados aos nomes, portanto basta você leitor clicar e comparar. Da mesma forma a Biografia de Dom Pedro II foi copiada na íntegra (só não copiaram as imagens) por um portal denominado CrazyMania e ficou assim CrazyMania Biblioteca. (o link anterior não o levará mais para o plágio, pois no dia 03/03/10 eles retiraram do ar após meus protestos; leia eslarecimentos ao final deste post) Este portal CrazyMania, segundo o whois, pertence a Rádio Piratã de Salvador LTDA.
Vou deixar por aqui os exemplos, pois eu acabo fazendo propaganda deles.
O Site do Bairro do Catete não tem uma propaganda sequer, nunca ganhei um níquel com ele (só tive despesas) enquanto ambos os plagiadores tem montões e montões de propaganda.
Estou tomando as medidas judiciais cabíveis dentro da lei de direitos autorais, enquanto isto, ambos foram denunciados (o NOVA FRIBURGO foi denunciado inclusive ao Google que prometeu providências para retirar o blog do ar e de ambos serão retiradas as propagandas do Google por descumprimento dos Termos de Adesão ao Ad sense e Adwords.
Bom, acho que já escrevi demais para meu tamanho, vou ficando por aqui; este post acabou ficando longo demais, mas acho que todos que lerem este relato entenderão minha revolta, angústia e tristeza.
* Em 16/03/10 o Google proprietário do blogspot retirou o post inteiro do ar após alguns dias da minha denúncia e o CrazyMania retirou do ar a página após minha denúncia ao provedor (host) do portal deles, e uns dois ou três e-mail´s meus avisando que eu ia entrar com uma queixa crime contra eles; então, vale a pena reclamar, denunciar enfim correr atrás do que é seu por direito. Vale a pena Denunciar plágio ou cópia do seu trabalho!
Um abraço a todos e até o próximo post.
Jorge Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.