quarta-feira, 17 de março de 2010

Quem é a Ampla, o que é a Ampla?*

* Texto copiado na íntegra do Blog Eu Odeio a Ampla com a permissão do autor.
Um pouco de história:

Antes da malograda existência da Ampla Energia e Serviços S.A. em nossas vidas, existia a CERJ Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro. Era igualmente um inferno.
Porém a CERJ era uma empresa estatal, brasileira etc..
Hoje a Ampla é uma empresa dirigida por estrangeiros, sem nenhum compromisso com a população fluminense; o único compromisso que a Ampla tem é com seus acionistas e com a lucratividade da empresa.

O Capital da Ampla é dividido nas seguintes proporções:

Endesa Brasil S.A. 46,89%
Chilectra Inversud S.A. 21,02%
Enersis S.A. Agencia Ilhas Cayman 13,68%
Chilectra S.A. Agencia Ilhas Cayman 10,34%
EDP Energias de Portugal S.A. 7,70%
Outros 0,37%
Não, você não está louco, nem eu, você leu certo: Ilhas Cayman!

Só isso já é o suficiente para nós consumidores cidadãos brasileiros nos sentirmos aviltados, humilhados, indignados; a Ampla tem parte (ou todo) de seu capital ligado as Ilhas Cayman.

Mas vamos continuar;

Quem é a Endesa Brasil? Dona da maior parte da Ampla com 46,89% do controle acionário.

Em primeiro lugar, devo explicar que Endesa é uma Empresa Multinacional e o nome Endesa Brasil é o mesmo que Ford Brasil, Chevrolet Brasil ou seja de brasileira não tem nada a não ser o nome Brasil após o nome Endesa.

A composição acionária da Endesa é a seguinte:

Empresa Nacional de Electricidad S.A. com 35,29% que na verdade é a própria Endesa!
Ok, eu sei que ficou confuso; então eu vou escrever de uma outra maneira: ENDESA é a sigla de Empresa nacional de Eletricidad S.A. (não se esqueça do S.A. quando fizer a contração das palavras) e a Endesa é uma empresa Chilena, é, você não entendeu errado não, a controladora oficial da Ampla é uma empresa Chilena.

Endesa Latinoamérica S.A. com 27,72%. Outra vez! É, outra vez a Endesa só que com outro sufixo (Latinoamérica) tem a segunda maior fatia da Endesa Brasil ou seja é a mesma empresa o tempo todo.
Enersis S.A. com 21,46%. Adivinhem quem é a dona da Enersis S.A.? Acertou! É a Endesa.
International Finance Corporation IFC com 2,7% Esta instituição é um órgão do Banco Mundial.
A segunda maior acionista da Ampla é a Chilectra Inversud S.A. com 21,02% das ações. Primeiro vamos desmembrar a palavra Chilectra: Teremos Chile + Electra; mais uma empresa chilena, e sabe quem é a dona da Chilectra? Acertou outra vez é a Endesa.

Enersis S.A Agencia Ilhas Cayman com 13,68. Bom, a Enersis S.A. não tem um site na internet (ao menos não com este nome), não encontrei um descritivo desta agência, aliás não é necessário ser um gênio para saber que as Ilhas Cayman são paraísos fiscais e não são nada mais que isso, portanto qualquer escritório lá só tem como único objetivo não pagar impostos. Bom, lendo muito (muito mesmo) descobri que a Enersis no final das contas pertence ao universo financeiro da Endesa; descobri um um documento chileno de 2008 que diz que a Enersis S.A. Agencia Ilhas Cayman não faz mais parte do pool de empresas que compõe o quadro de acionistas da Ampla.
Chilectra S.A. Agencia Ilhas Cayman com 10,34%. Chilectra nós já vimos acima e com relação ao resto, é basicamente o mesmo da Enersis Agencia Ilhas Cayman; basta ler o parágrafo acima e repetir neste.
EDP Energias de Portugal S.A. com 7,70% das ações da Ampla. A E D P é uma empresa de distribuição de energia elétrica de Portugal (a maior e praticamente a única) e, o que ela tem que ver com iluminação aqui no Brasil é que eu não sei.
Outros com 0,37%. como diz uma canção, os outros são os outros.
Assim amigos o dinheiro que você gasta pagando a sua conta de energia elétrica em Itaipú (Niterói) por exemplo tem que encher muitos bolsos antes de alguém se preocupar com o transformador da esquina ou se falta luz mais de uma semana em Jardim Catarina em São Gonçalo.
* Repetindo: Texto copiado na íntegra do Blog Eu Odeio a Ampla com a permissão do autor.
Um abraço, e como diria o autor original do post:
Até o Próximo apagão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.