quinta-feira, 17 de março de 2011

Terremoto no Japão e as Dez Pragas do Egito

As Dez Pragas do Egito, as 10 Pragas do Japão.

Quase todo mundo no ocidente já ouviu falar nas Dez Pragas do Egito antigo. Meu primeiro contato com o tema foi quando eu era pequeno meu irmão mais velho Luiz (já falecido) me levou ao cinema para ver o filme Os Dez Mandamentos com Charlton Heston (The Ten Commandments 1956-EUA) eu pouco entendi, mas adorei o filme, cajados se transformando em víboras, sapo pra tudo quanto é lado etc... Meu primeiro contato com a cultura nipônica deu-se igualmente quando pequeno, e, é claro pela TV: Nacional Kid, Godzila, Os Agentes Fantasmas e todos aqueles monstros meio pré-históricos e seus heróis de olhos puxados.

Mas hoje, um pouco mais velho, eu entendo um pouco mais do assunto e quando ocorreu há menos de uma semana atrás o terremoto no Japão, foi inevitável que eu pouco a pouco fizesse algum tipo de comparação.

Bom, as pragas bíblicas do Egito antigo foram as seguintes:


1- As Águas do Rio Nilo transformadas em Sangue:
Durante 7 dias as águas do Rio Nilo viraram sangue, como todo o Egito dependia da água do Nilo para quase tudo, imaginem a tragédia que foi.

2- A praga das rãs:
Do Rio Nilo e das lagoas, saíram rãs, muitas rãs que entraram pelas ruas casas, palácios, prédios oficiais e templos da religião egípcia.

3- Piolhos:
O Egito foi infestado por piolhos. O egípcio médio era muito asseado; os sacerdotes inclusive se depilavam completamente, para evitar que parasitas assim como os piolhos estivessem em seus corpos ao lidar com suas divindades. Classe média e classe alta (incluindo a realeza) raspavam o cabelo e usavam perucas para evitar a proliferação de piolhos.

4- Moscas:
Moscaria é o coletivo para moscas, imagine: Algumas moscas em sua casa (como ontem tinha aqui na minha) incomodam muito, já pensou em uma praga invasiva de milhões delas? Relatos de soldados da Segunda Guerra Mundial que combateram no Egito, afirmam (existem filmes reais e fotos comprovando isto) que ao contrário das moscas a que estamos mais acostumados, as de lá “mordem” Detalhe: As moscas só atacavam (ou incomodavam os egípcios).

5- Peste no gado:
As primeiras 3 pragas afetaram tanto os israelitas quanto aos egípcios, porém as moscas e a peste do gado só afetaram os egípcios. O gado ficava doente e morria.

6- Feridas úlceras e tumores:
Depois de cinzas arremessadas ao ar por Moisés, surgiram tumores e úlceras na população egípcia.

7- Chuva de granizo ou saraiva:
Após algum tempo (não se sabe o quanto) do início da praga das feridas e das úlceras, ocorreu uma enorme tempestade, com trovões, relâmpagos e uma intensa chuva de granizo, a chamada saraiva.

8- Praga de gafanhotos:
Com o Rio Nilo imprestável e pragas para tudo que é lado, os poucos vegetais foram devorados pelos gafanhotos, a esta altura até o Faraó já estava vacilante sobre a fúria do Deus dos Israelitas.

9- Três dias de escuridão:
Assim o Egito ficou as escuras por 3 dias. Sem comida, com a água do Nilo contaminada, com feridas pelo corpo, moscas e gafanhotos ao redor para o egípcio parecia não faltar mais nada de mal para acontecer, até que...

10- A morte dos primogênitos:

Começaram a morrer os filhos primogênitos, não só dos seres humanos, mas também dos animais.

O que aconteceu no Japão?

1- No dia 11 de Março de 2011 às 14h46 (horário do local) ocorreu no Japão um terremoto de 8,9 de magnitude na escala Richter, foi o maior terremoto do Japão e o sétimo da historia mundial. Com o tremor, boa parte da indústria pesqueira do noroeste e nordeste do país foram destruídos.

2- Cerca de uma hora depois um tsunami causado pelo terremoto gerou uma onda de mais de 10 metros de altura e dezenas de quilômetros de largura que invadiu o nordeste do Japão por mais de 15 km adentro do território. Toda a fauna marítima foi afetada. Mesmo se a indústria pesqueira em terra não tivesse sido destruída pelo terremoto, embarcações marítimas e fluviais costeiras de simples barquinhos a remo até navios de grande porte foram devastadas; navios foram parar no telhado de prédios, barcos de grande porte foram parar no meio da rua da cidade. Alías a costa afetada pelo terremoto e subsequente tsunami afundou cerca de 65cm, (para sempre).

3- Seja pelo terremoto, seja pelo tsunami, incêndios generalizados se espalham por parte do território japonês. Os piores incêndios ocorrem em refinarias de petróleo, o que compromete seriamente o abastecimento de combustível em todo o país.

4- As temperaturas caem desesperadoramente nas regiões atingidas pelo terremoto e posteriormente pelo tsunami, em algumas noites chegando a 6 graus abaixo de zero.

5- Falta energia elétrica em boa parte do norte do Japão mais de 10 milhões de residência estão sem luz em todo o país, sem energia não há aquecimento nas casas que não foram atingidas pelos tremores.

6- São contabilizados mais de 150 terremotos secundários desde o primeiro que causou o tsunami, muito do que estava em pé, veio abaixo.

7- Explodem vários reatores nucleares em usinas de geração de energia elétrica. É decretada uma zona de segurança, todos ao redor de 20 km devem abandonar as áreas atingidas pela radiação. A França retira todos os seus cidadãos do país do Sol Nascente. Os Estados Unidos recomendam uma zona de segurança de 80 km ao redor das usinas nucleares. Não faz lembrar as feridas, úlceras na pele da praga egípicia? E afinal, tumores (câncer), são as primeiras manifestações de exposição em demasia a radiação. E a tal mão de cinzas jogadas ao ar por Moisés antes das pragas das úlcera, não lembra a fumaça radioativa saindo dos reatores que explodiram? Eu sempre achei que Usina Nuclear para gerar energia elétrica é como covidar o demônio para entrar na sua casa e pedir para ele se comportar.

8- Falta água, comida, energia elétrica e combustível (inclusive querosene para aquecedores domésticos). As estradas estão fechadas ao tráfego comum. Repórteres brasileiros mostram imagens de crianças buscando comida no lixo no terceiro país mais rico do mundo. Vítimas de seus próprios costumes culturais de não se envolverem com o próximo, de não reclamarem com o Imperador Akihito (Faraó?) ou com seus políticos; os riquíssimos japoneses dependeram da solidariedade de brasileiros lá residentes para ter o que comer e beber. O governo japonês sempre informou aos seus habitantes que em caso de uma grande tragédia nacional, o Japão teria condições de abastecer toda a população com gêneros de primeira necessidade por dois meses; a comida nas cidades afetadas não durou dois dias. Quando a praga do gado se abateu no Egito, o faraó lançou mão do gado hebreu que não havia sido afetado pela doença.

9- Enquanto escrevo este post (são 21h05min do dia 17 de março de 2011), os telejornais informam que existe um aviso do governo japonês de poder haver um blackout total do país a qualquer momento. (3 dias de trevas, como no Egito antigo?). Assim como na bíblia não se tem informações sobre número de mortos nas 10 pragas, os números japoneses são vagos e muito, muito confusos para as dimensões das seguidas tragédias.

10- 180 jovens trabalhadores “kamikazes”, anônimos, vão desesperadamente tentar conter os vazamentos radioativos na Usina Nuclear de Fukushima, só podem permanecer 15 minutos no local, dificilmente sobreviverão as suas heróicas ações. A morte dos primogênitos? A saga das dez pragas do Egito terminou com a última tragédia: A morte dos primogênitos. Eu rezo para que eles sobrevivam com saúde ao seu voluntarismo heróico, mas se eles perecerem, que sejam os últimos nesta saga japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.