sábado, 2 de março de 2013

A Paula e a filha da Paula.

Um pequeno conto que conta um pouco do que a vida me contou.*

Há mais de um ano eu fiz amizade aqui na internet com uma mulher chamada Paula, foi uma amizade virtual bem intensa emãe e filha quase estendemos nossa amizade para outros caminhos.
Por um motivo ou outro nossa amizade foi "esfriando", mas nunca deixamos de nos corresponder por e-mail.
Depois de um ano o computador de sua filha deu defeito e ela perguntou se eu poderia ir à casa dela para consertar. Eu disse que sim. Ela me deu seu endereço (já havíamos conversado várias vezes por telefone) e lá fui eu a Santa Rosa - Niterói ganhar o meu pão.
Chegando lá, apertei o botão do interfone, me identifiquei e escutei a célebre pergunta: Abriu?
- Sim Paula, abriu.
Cheguei à porta do apartamento, as fotos não faziam jus a Paula em pessoa, ela era muito mais jovial que seu quarenta e tantos anos, loira, olhos azuis, corpo muito bonito e bem conservado, sem malhação. Estava usando uma calça jeans azul e uma blusinha de alcinha amarela, uma sandália baixa, tudo muito simples.
Ao lado dela a sua filha. Magrinha, cabelinho de anjo castanho claro, usando Maria-Chiquinha.
Paula abriu um sorriso e disse:
- Finalmente nos conhecemos!
- É verdade! Respondi.
A filha olhou para mim, principalmente para o meu rosto e falou baixinho para a mãe:
- Mãe, ele é muito velho!
- Fica quieta, menina!
- Desculpa Jorge, ela tem essa mania de achar que cabelo branco ou grisalho é sinônimo de velhice.
- Que nada Paula, eu sei como são as crianças não ligo para essas coisas.
- Jorge, eu preciso tomar banho, fica a vontade, o computador está no quarto dela.
- Ok, sem problemas.
Fomos ao quarto e a menina me perguntou:
- Você não é muito velho para essas coisas de computador?
- Acho que não. Respondi.
Sentei e peguei o mouse como se fosse um microfone e comecei a falar com o computador.
- Computador Liga! Liga computador! Brinquei com a cara mais séria que pude fazer.
A garota saiu correndo e começou a bater na porta do banheiro gritando:
- Mãe! Mãe! Eu não disse?! Ele não entende nada de computador! Ele tá pensando que o mouse é microfone!
- Menina! Eu te avisei que o Jorge é muito brincalhão; ele só está mexendo com você!
Ela voltou para o quarto, meio sem graça, meio puta da vida comigo. Eu comecei a ligar o computador e enquanto ele dava “boot” fiquei olhando os brinquedos arrumados em prateleiras. Bonequinhos diversos, heróis, bruxas, alguns que eu não identifiquei e um Pluto de plástico.
- Por que você está olhando tanto para o meu Pluto?
- Me fez lembrar da minha irmã mais velha a Carla.
- Você tem uma irmã mais velha ainda que você?
- Na verdade não, ela é a mais velha das irmãs; ela é dez anos mais nova que eu.
- Ela gosta do Pluto?
- Não sei.
- Então por que meu Pluto lembra ela?
- Porque em um natal meu irmão mais velho esqueceu de comprar um presente para ela e foi na noite do dia 23 de dezembro às pressas ao centro da cidade comprar um presente para nossa irmã e voltou com um bonequinho do Pluto e isso ficou na minha cabeça.
- Você tem um irmão mais velho ainda que você?
- Não, ele já morreu.
- De velhice?
- Não de AIDS.
- Ele era “viado”?
- Não, ele era gay.
- Não é a mesma coisa?
- “Viado” é muito grosseiro, muito agressivo, dizer gay é mais educado.
- Então porque você não chama de homossexual?
- Já tentei, os gays não gostam muito, que é muito formal, fica parecendo que você está classificando...
A Paula chegou.
- Ela está te enchendo muito o saco?
- Não... Não... Tudo bem...
Quando me voltei para a porta do quarto vi que a Paula havia tomado banho e mudado de roupa: Short curto branco mais justo que uma decisão de Salomão, camiseta vermelha igualmente apertada.
- Aceita uma cervejinha?
- Não Paula, obrigado, eu não bebo quando trabalho e demais a mais estou dando “um choque de ordem no fígado”.
Ela riu da piada. Perguntou se eu queria um café ou uma água. Aceitei os dois. Ela foi à cozinha providenciar. Fiquei sozinho outra vez com a perguntadora.
- Você é muito velho?
- Tenho 50, quase 51.
- Eu tenho 12 quase 13.
- Minha mãe gosta de você sabia?
A Paula voltou (Graças a Deus) com o café e a água.
- Trouxe com açúcar porque lembrei que uma vez você contou que é alérgico a adoçante.
- Não sou exatamente alérgico, só que não gosto do sabor e fico com ele na boca o dia inteiro.
- Já volto. Disse a Paula.
Fiquei olhando pela janela enquanto bebia o café e depois a água. Acabei e acendi um cigarro.
- Xiiiiiiiiiii! Você fuma?
- Fumo.
- Igual a minha mãe. Vou pegar um cinzeiro.
- Brigado.
Ela voltou com um cinzeiro amarelo com o formato de uma letra “P” enorme.
- Por que você fuma?
- Não consegui parar até hoje.
- Como você começou a fumar?
- Para impressionar uma menina que eu queria namorar.
- Conseguiu?
- Não.
- Se ferrou!
- Sim.
Consegui identificar o defeito. Nisso a Paula volta. Usando um biquíni; branco, na verdade muito bonito.
- Jorge; comprei este biquíni para o verão o que você acha?
- Lindo... Lindo. Ficou muito bem em você.
Acho que ela ficou um pouco decepcionada e foi embora do quarto, ficando novamente eu e a filha dela.
- Você é casado?
- Não, separado.
- Tem filhos?
- Tenho uma filha e um monte de enteados e enteadas.
- O que é enteado?
- Filhos de mulheres que eu já casei, são como filhos postiços.
- Qual o nome da sua filha?
- Cibele.
- Você que escolheu o nome?
- Sim, fui eu.
- Você gosta dela?
- Sim, claro.
Acabei o conserto.
- Vai lá chamar a sua mãe, diz pra ela que eu já acabei.
- Tá bom.
A Paula veio.
- O que era?
- Um “vírus de Orkut”.
- Quanto é?
- Cem reais tá bom pra você?
- Tá ótimo pensei que fosse mais caro.
- Vou pegar o seu dinheiro.
- Ok.
Guardei minhas ferramentas. Fui saindo do quarto. Dei de cara com a Paula. Eu, meio encostado no portal do quarto da filha dela. Ela no meio do corredor. Ela estendeu a mão com duas notas de 50.
Neste momento senti a mãozinha da menina segurando a minha mão. Permiti e acabei dando a mão para ela. Fiquei arrepiado. A Paula abriu a porta para eu sair. Meio relutante soltei a mão da garota.
- Obrigada Jorge. Até a próxima!
- Obrigado a você Paula por ter me chamado.
Dei um tchau com a mão para a filha dela.
Ela sorriu.
Peguei o elevador e saí do prédio. Fui a uma mercearia na esquina da casa da Paula, precisava de Pomarola e de sal. Estava muito caro. Atravessei a rua e peguei o ônibus para casa.
No caminho fiquei pensando na garota e na mãozinha dela. Um gesto tão doce que fazia muito tempo eu não tinha visto ou sentido; pensei em todas as perguntas que ela me havia feito; lembrei do meu irmão Luiz, como ele havia sofrido até morrer, lembrei da minha irmã Carla que já não tinha notícias a 20 anos, de como comecei a fumar para impressionar a Lucinha lá em Belo Horizonte.
Cheguei em casa.
A azia estava forte. Tomei uma colherzinha de bicarbonato de sódio com um pouco de água.
Deitei.
Comecei a pensar que entre o conserto do computador e o desfile de modas que a Paula me proporcionou eu não perguntei o nome da doce garotinha.
A Paula?
Soube pelo Facebook que ela se casou com o dono da mercearia da esquina.
A garotinha?
Para mim será sempre a filha da Paula.
(*) Este texto é uma ficção qualquer semelhança com pessoas ou  situações da vida real é mera coincidência.

3 comentários:

  1. GRANDE JORGE.

    FUTURO NOVELISTA DA GLOBO.
    MUIIITO BOM.
    ABS DO BETO.

    ResponderExcluir
  2. Uauuuuu ... que história hem??? Uma viagem. Adorei III pena que acabou.

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário no espaço abaixo.
Obrigado.