terça-feira, 28 de outubro de 2014

Quem Foi Judas Tadeu?

Judas Tadeu

Apóstolo, escolhido por Jesus.

Pouco se sabe a respeito deste discípulo e existe muita confusão e polêmica a respeito de sua origem, paternidade e relação de parentesco com Jesus. saojudastadeu

Na Bíblia ele é citado na lista dos apóstolos escolhidos por Jesus:

Em Mateus capítulo 10 versículo 3 ele aparece apenas como Tadeu; em Lucas capítulo 6 versículo 16 ele é mencionado como Judas irmão de Tiago; em João capítulo 14 versículo 22 ele aparece no local onde é realizada a Santa Ceia, é mencionado como um discípulo chamado “... Judas (não o Iscariotes)..."; em Marcos capítulo 3 versículo 18 assim como no Evangelho Segundo Mateus ele também é mencionado como sendo apenas Tadeu.

Em alguns manuscritos de Mateus capítulo 10 versículo 3 a descrição do nome do apóstolo aparece da seguinte forma: “... e Lebeu, apelidado Tadeu..." ou “... Lebeus, de sobrenome Tadeu...".

Lebeu ou Lebus vem de “leb” que significa "cordato" ou "cordial” ou ainda "bondoso". Já Tadeu, vem da palavra siríaca “Thad” que quer dizer: "Misericordioso" ou "Benigno".

A associação dos nomes Judas + Tadeu aconteceu por várias razões, uma delas são estes manuscritos chamados de "logias de Mateus" que trazem o nome Lebeu (ou Lebeus) associado ao nome Tadeu, por exclusão, não faltando referência a nenhum outro apóstolo o apelido ou sobrenome Tadeu sobrou para unir-se ao nome Judas.

Nos quatro evangelhos, no entanto o nome composto Judas Tadeu não aparece. Outro motivo para a confusão foi o fato de o nome Judas estar sempre associado ao traidor de Jesus Cristo e como os evangelhos foram escritos décadas após a morte de Jesus é plausível que os redatores, copistas e tradutores tentassem de alguma forma evitar a utilização do nome "Judas".

Alguns estudiosos, no entanto defendem a teoria de que Judas e Tadeu seriam pessoas diferentes e para que a quantidade de apóstolos não se elevasse para 13 alegam que um teria morrido ou desmerecido a láurea de ter sido escolhido durante o ministério e dessa forma um teria substituído o outro.

A falta de informações sobre Judas Tadeu criou uma situação que levou a várias especulações algumas delas beirando ao ridículo.

Judas poderia ser irmão de Jesus?

Em Marcos capítulo 6 versículo 3 isso fica claro, o que não fica claro é se seria Judas Tadeu, pois o evangelista só menciona o nome Judas. O mesmo acontece em Mateus capítulo 13 versículo 55, é mencionado Judas, porém não está associado ao sobrenome (ou apelido) Tadeu, no mesmo capítulo (13) no versículo 57 Jesus refere-se a este Judas (e também a Tiago, José e Simão) como sendo a sua família, no entanto da mesma forma não fica claro se este Judas seria Judas Tadeu.

Judas Irmão de Tiago está presente no Cenáculo após a crucificação do Mestre (Atos dos Apóstolos capítulo 1 versículo 13).

Existe também a Epístola de Judas que em seu enunciado vem assinada como sendo  de  "Judas irmão de Tiago" e (servo de Jesus Cristo) cuja autoria é igualmente controversa como quase tudo que se refere a esse personagem; alguns católicos acreditam ou acreditavam que o autor da carta é o apóstolo Judas "Tadeu", mas é quase certo que não.

Hoje em dia mesmo setores mais conservadores da Igreja Católica Apostólica Romana aceitam que: “... Tiago Menor e Tadeu, também chamado Judas eram parentes próximos a Jesus pelo lado materno..." (nota de rodapé da Vulgata em Mateus 10:3).

O que se sabe sobre Judas "Tadeu" vem de escritos fora da Bíblia; as principais fontes de informações são: Eusébio que é considerado o "pai da história do cristianismo" e bispo de Cesaréia no século IV; ele nos diz que no episódio "bodas de Caná" onde Jesus faz seu primeiro milagre transformando água em vinho a pedido de sua mãe, o noivo ou esposo seria Judas Tadeu. Euzébio também diz que Jesus enviou Judas Tadeu ao rei Abgar da Mesopotâmia a fim de orar pela sua cura.

O escritor e cronista do século II Hegésipo diz que Judas Tadeu era filho de Cleofás (também conhecido por Alfeu), um dos discípulos de Emaús, marido de Maria Cleofás, segundo ele Cleofás era irmão de José (esposo de Maria, mãe de Jesus) e teria ainda como filhos, os apóstolos Simão Menor e Tiago Menor. Daí esses serem chamados de “irmãos de Jesus” e como em hebraico não existe uma palavra que defina "primos" ficaram conhecidos como irmãos do Mestre.

Jerônimo o tradutor da Bíblia dos originais em grego e em hebraico para o latim, reconhece o apóstolo Judas como sendo Judas Tadeu.

A tradição (sem confirmação alguma) conta que Judas Tadeu foi morto junto com Simão a golpes de bastão, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70.

Seus restos mortais, foram guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, nos dias atuais são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro.